segunda-feira, 16 de março de 2009

Um Pouco de História: Breve Retrospecto Alviverde

O Maxixe Futebol e Cerveja foi criado no primeiro semestre do ano de 2007, na ocasião da entrada do XIX CSAP em aulas na Fundação João Pinheiro. Eis que surgiu um time que virou símbolo de fair play, esportividade e superação de desafios.

O Primeiro Torneio: CSAPÃO Apertura 2007
Alguns podem dizer que os primeiros torneios do Maxixe merecem ser esquecidos. Pelo contrário, os erros do passado ajudam a nortear os ajustes do presente, e dão maior brilho às eventuais conquistas posteriores. O primeiro torneio jogado pelo alviverde ainda seguia o padrão de três grupos de quatro times, que se enfrentavam em turno único, classificando os primeiros de cada grupo para as semi-finais, e os segundos lugares para uma repescagem. Sem muito entrosamento, com jogadores que mais tarde viriam a abandonar o time e com alguma inexperiência, a equipe do dezenove CSAP perdeu as três partidas disputadas: 9 a 3 para os Galáticos, 8 a 3 para o Piqueteam e 10 a 3 para os Abutres. Apesar dos resultados negativos, o alviverde não desistiria de disputar as edições subsequentes do torneio. Outros viriam...

CSAPÃO Clausura 2007: Pouca Coisa Mudou
Com novo regulamento, o torneio 2007/2 apresentava 2 grupos com 6 equipes cada um, que se enfrentariam em turno único, levando os quatro primeiros colocados de cada às quartas-de-finais. Além disso, a equipe definia seus integrantes. O arqueiro Vitão era acompanhado por oito outros jogadores de linha: Chicão, Bola, Skal, Samuel, Sorriso, Rafa Marquez, Japa e João (novo capitão, em substituição a Bola). Apesar da mudança no formato da disputa, o rendimento do Maxixe em quadra mudou muito pouco. Nos cinco jogos disputados, o alviverde csapiano sofreu cinco derrotas, tendo enfrentado IPM, Galáticos, Deztemidos, 171 e Xoxota. Os jogadores sabiam que não estavam dando o seu máximo, e a equipe carecia de vários ajustes. No entanto, o apoio da torcida sempre foi incondicional, o que ainda dava algum consolo e inspiração para futuros jogos.

Tempo de Mudanças: CSAPÃO Apertura 2008
Continuando com os resultados ruins do torneio anterior, o Maxixe não deu boas apresentações nas três primeiras partidas de 2008. Foram três derrotas feias diante de IPM, Onze Com Álcool e Xoxota. Hora de parar e repensar a atitude dentro de quadra. Depois de muita conversa e alguns treinamentos, o alviverde se apresentaria contra o Bento XVI na penúltima partida da fase de grupos do torneio, ainda com chances matemáticas de classificação. Após uma partida dura, que ficou um tempo empatada, o Maxixe deixou a vitória passar por entre os dedos, sendo o resultado final 6 a 4 a favor da equipe papal. Notava-se, entretanto, uma maior satisfação por parte dos jogadores do alviverde. A tão sonhada vitória estava próxima, e o jogo do Maxixe se ajustando. O último jogo seria contra os calouros do Black Jack, que também não haviam conquistado uma vitória na edição do torneio. Após grande mobilização do time junto à sua torcida e com a arquibancada lotada, o alviverde csapiano entrou em quadra com sede de vitória, sabendo das possibilidades reais da mesma. E o time do XIX CSAP despontou à frente do placar, com 2 gols de vantagem. Um grande susto: o Maxixe cedeu o empate, ainda no primeiro tempo. 2 a 2, e percebia-se a tensão na quadra. Felizmente, a equipe manteve a calma e abriu 5 a 2 no placar. Depois disso, a equipe soube segurar o resultado e o jogo terminou com o placar de 6 a 4 em favor dos alviverdes. A primeira vitória de muitas havia sido conquistada. O dia 1º de junho de 2008 havia entrado para a história. Restava a expectativa para a edição seguinte do torneio.
Time na comemoração da vitória sobre o Black Jack

Resultados Que Não Refletem a Realidade: CSAPÃO Clausura 2008
Com a primeira mudança no plantel desde o segundo semestre de 2007, o alviverde teve de se adaptar à ausência do goleiro Vitão. João foi designado para a função. Apesar do embalo pela vitória no último jogo, o Maxixe não conseguiu boas apresentações diante das tradicionais equipes do Onze Com Álcool e Deztemidos. Novamente, tempo de conversas. Nos três jogos subsequentes, contra Galáticos, 171 e IPM, as apresentações do alviverde foram incrivelmente superiores. Em todos os três jogos, o time chegou a liderar o placar, mas terminou as partidas perdendo por um gol de diferença. Os placares foram 3 a 2, 5 a 4 e 5 a 4. O time não merecia as três derrotas, apresentou-se bem, mas não teve calma nos momentos finais dos jogos. O time, então, foi disputar o nada glorioso troféu Newton Cardoso, enfrentando a equipe dos Abutres. A vitória por 10 a 8, em campo soçaite (pela primeira vez, o Maxixe apresentou-se fora das quadras), era obrigação da equipe alviverde, que se mostrava em ascensão. O futuro aparentava ser promissor.

3 comentários:

  1. Vai, Maxixe, vai!

    É nesse semestre de 2009 que o Maxixe rompe o lacre e alcança as quartas-de-final. Na torcida, queremos mais! E no Clausura 2009, ai de quem ousar enfrentá-los...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, Maxixe. Mas o do IPM é melhor!!! hehehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Choco é melhor q o Higuita!

    ResponderExcluir